Eneagrama

O eneagrama foi uma idéia originalmente trazida por G.I.Gurdjieff para o Ocidente (principalmente França e Alemanha), após 20 anos de peregrinação pelo Oriente. Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenômenos envolvendo a humanidade. Em 1970, o Eneagrama foi transmitido por Oscar Ichazo para um grupo de pessoas recrutadas principalmente pelo Psiquiatra Chileno Claudio Naranjo e reunidas na cidade de Arica, no Chile. Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitiram este conhecimento para outras pessoas nos Estados Unidos e em centros específicos da América do Sul. Diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento.
Os 9 tipos: Uma importante observação antes que se discorra sobre os 9 tipos: apesar de ser divulgado atualmente e de forma mais ampla como um sistema psicológico de 9 tipos, o eneagrama é na verdade um símbolo representativo de qualquer processo evolutivo ou criativo que ocorra dentro do raio de criação (Gurdjieef).
Segundo os ensinamentos do quarto caminho (Gurdjieef), algumas leis cósmicas universais podem ser aplicadas no sentido de se conhecer qualquer fenômeno, seja físico, biológico, psicológico ou espiritual. O processo de aprendizagem destas leis leva-nos a conhecer o princípio original que rege o acontecimento de todas as coisas. Destacam-se duas leis fundamentais que são a essência do conhecimento do eneagrama, a lei de três, e a lei de sete ou lei das oitavas. O eneagrama é a representação gráfica do processo de interação destas duas leis.
A aplicação do eneagrama aos 9 tipos psicológicos (como aborda vasta literatura atualmente), é fato recente. Portanto devemos tomar um certo cuidado se pretendemos nos apropriar devidamente deste conhecimento, uma vez que o modelo dos nove tipos, ainda que válido e eficiente como ferramenta psicológica, é reducionismo e não encerra de forma alguma o conhecimento sobre o tema. Para uma introdução ao assunto devemos pesquisar os escritos de P.D. Ouspesky e Bennet.
Tipo Eneagramáticos :
  • 1 Perfeccionista, Reformista A organização Ser correto Ira Perfeição Crítica
  • 2 Prestativo, Manipulador Os outros Ser querido Orgulho Vontade Auto-esquecimento
  • 3 Bem-sucedido, Competitivo A auto-imagem Ser admirado Vaidade Harmonia Mentira
  • 4 Individualista, Romântico As formas Ser diferente Inveja Origem Insatisfação
  • 5 Observador, Pensador O conhecimento Ter conhecimento Avareza Onisciência Isolamento
  • 6 Questionador, "Advogado do diabo" A autoridade Estar seguro Medo Força Timidez
  • 7 Sonhador, Impulsivo A palavra Ter satisfação Gula Sabedoria Otimismo.
  • 8 Confrontador, Líder A justiça Ser respeitado Luxúria Verdade Vingança
  • 9 Pacifista, Preservacionista O corpo Estar tranqüilo Indolência Amor Apatia.


Informações, Cursos, Atendimentos, Palestras, Vivências, Eventos, Workshop:mmnaturopatia@gmail.com
Atendemos as regiões do Grande ABC

Comentários

Postagens mais visitadas