TIPOS DE CARÁTER – O FLEUMÁTICO
Características:
não-emotivo, ativo, secundário.
É
extrovertido e na escola tende a ser ativo, meticuloso e hábil no raciocínio.
Prefere brincar sozinho, ainda que aceite sem protestar, mas também sem grande
entusiasmo, a companhia dos outros. É inclinado a executar com exactidão as
suas tarefas; cuida e mantém em ordem as suas coisas. Na vida
familiar, desenvolve-se de modo tranquilo, sem maiores problemas; é dócil e não
manifesta grandes efusões. Ama os pais por senso do dever e por gratidão. Nunca
é causa de inquietação para a família ou de dificuldades para os professores.
Isola-se de quando em quando com prazer; agradam-lhe brincadeiras calmas, como
jogos de montar, baralho, xadrez. Mostra-se geralmente pouco loquaz, franco,
simples, muito calmo. Manifesta, às vezes, um frio senso de humor. Acomoda-se
com facilidade, não gosta de novidades, é naturalmente disciplinado. Não é
muito expansivo, tem interesses intelectuais, e uma propensão exagerada para a
ordem e a limpeza extrema. Quando é encarregado de um trabalho diretivo,
executa-o de maneira precisa e exata. Tem vontade de fazer bem as coisas e não
teme o esforço, desde que se trate de coisas do seu interesse. É pouco
esportivo. Cede de vez em quando às inovações, mas logo volta ao tradicional.
No estudo, procura ter ordem, classificar e resumir o que aprende; gosta de
estudos históricos e filosóficos. Possui um espírito sólido e aberto. Modo de
tratar: estimular-lhe a emotividade, gradativamente e com muito afeto, pois
não se obterá nada dele através da violência. Favorecer-lhe os contatos com o
ambiente; não fará logo grandes amizades, mas começará a abrir-se aos outros. A ação da família deve orientar-se sobretudo no sentido de levá-lo a conviver
com os outros. Mostra-se de vez em quando alegre, cordial, quase afável;
lembrar-lhe esses momentos, rodeá-lo dos amigos que prefere, eliminar pela raiz
as suas manias habituais, introduzindo na sua vida algo de novo e inédito. Não
lhe permitir que se entregue excessivamente às suas reflexões e que se isole
muito. Atacá-lo no seu ponto fraco: o raciocínio. Pô-lo em contacto com a
natureza, que de início nada lhe dirá, mostrando-lhe, por exemplo, a beleza de
uma paisagem. Procurar que participe de jogos colectivos e de conversas de
grupo; geralmente prevalece nele a actividade, e precisa efetivamente contar
com ela, uma vez que é o seu elemento positivo. O ambiente familiar deve
estimulá-lo e arrastá-lo, apoiando-se na sua atividade.
“Conhecer
o temperamento dos filhos”
(Anna
Maria Costa, in “Conheça seu filho”, 3ª edição, Quadrante, São Paulo, 1995″)
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