OS Cinco Elementos na Medicina Tradicional Chinesa

Os Cinco Elementos da Natureza A Teoria do Yin-Yang originou-se antes da Teoria dos Cinco Elementos. A primeira referência ao Yin-Yang é encontrada na Dinastia Zhou , por volta de 1000-770 a.C., enquanto que a primeira referência registrada dos Cinco Elementos é do período de guerra entre os Estados (476-221 a.C.). Algumas das mais antigas referências aos Elementos, não os chamava de "elementos", mas de "sede do governo" (Fu ) ou “habilidade", "talento”, "material” (Qi). Eram considerados até certo ponto, seis em vez de cinco. Eram de fato chamados de "Cinco Habilidades" ou de as seis Sedes do Governo". Um livro do período de Guerra entre os Estados diz: "O Céu envia as Cinco Habilidades e as pessoas as usam". E diz também: "As Seis Sedes do Governo...são Água, Fogo, Metal, Madeira, Terra e Grão". Assim, "Grão" era considerado o sexto "elemento”. Um livro ocidental da Dinastia Han (20C a.C.-24 d.C.), chamado GREAT TRANSMISSION OF THE VALUED BOOK diz: "A Água e o Fogo proporcionam o alimento, o Metal e a Madeira providenciam a prosperidade e a Terra faz as provisões". Pode-se dizer que a Teoria dos Cinco Elementos e sua aplicação na medicina marcam o início do que nós podemos chamar de "medicina científica" e o início da partida do Xamanismo. Os curadores não mais procuravam uma causa sobrenatural para as patologias: agora eles observam a Natureza e, com uma combinação dos métodos indutivo e dedutivo, começam a achar os padrões dentro disto e, por extensão os aplicam na interpretação das patologias. Não é por acaso que os números e a numeração são amplamente aplicados na interpretação da Natureza e do organismo: duas polaridades básicas (Yin-Yang), uma estrutura cosmológica de três camadas (Céu, Pessoa, Terra), quatro estações, Cinco Elementos, seis climas na Natureza e cinco sistemas Yin e seis Yang no organismo. O número 5 e os Cinco Elementos estão associados com os fenômenos terrestres, e o número 6 é associado com os fenômenos celestiais (os seis climas). A classificação das coisas em números indica uma busca crescente e mente analítica. Curiosamente, mais ou menos o mesmo processo aconteceu na Grécia aproximadamente na mesma época, quando as Teorias gregas dos Elementos estavam se desenvolvendo. Em seu ensaio ON THE SACRATE DISEASE, Hipócrates lançou uma crítica profunda da teoria supernatural para a etiologia da epilepsia. O SHANG SHU, escrito durante a Dinastia Ocidental Zhou (1000 -771 a.C.) disse: "Os Cinco Elementos são Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra. A Água umedece em descendência. O Fogo chameja em ascendência. A Madeira pode ser dobrada e esticada. O Metal pode ser moldado e endurecido. A Terra permite a disseminação, o crescimento e a colheita". Retornaremos a esta afirmação mais adiante, uma vez que contém muitos conceitos importantes sobre a natureza dos cinco Elementos. A Teoria dos Cinco Elementos foi desenvolvida pela mesma escola filosófica que desenvolveu a Teoria do Yin-Yang, ou seja: a "Escola do Yin-Yang, algumas vezes chamada de "Escola Naturalista". O expoente principal desta escola foi Zou YAN (350-270 a.C.). Inicialmente, a Teoria dos Cinco Elementos tinha implicações políticas, tanto quanto naturalistas. Os filósofos desta escola eram muito estimados e talvez, até temidos, pelos antigos soberanos chineses, pois eles davam a entender que eram capazes de interpretar a Natureza sob a ótica do Yin-Yang e dos Cinco Elementos, tirando conclusões políticas destes acontecimentos. Por exemplo, um determinado soberano foi associado com um determinado Elemento e cada cerimonial tinha que se ajustar à cor do determinado Elemento, estação, etc. Além disto, estes filósofos rogavam que podiam prever a sucessão dos soberanos pelos vários ciclos dos Cinco Elementos. ZOU YAN disse: "Cada um dos Cinco Elementos é seguido por outro que não pode dominar. A dinastia Shun dominada pela virtude da Terra. A dinastia Xi dominada pela virtude da Madeira. A dinastia Shang dominada pela virtude do Metal. E a dinastia Zhou dominada pela virtude do Fogo. Quando alguma dinastia nova está para se formar, o céu exibe sinais propícios para as pessoas. Durante a ascensão da Dinastia Huang Ti (o Imperador Amarelo), vermes e formigas grandes aparecerão. Ele disse: "Isto indica que o Elemento Terra está em ascensão; então a cor deve ser amarela, e nossos negócios devem estar identificados de acordo com os sinais da Terra". Durante a ascensão de Yu, o Grande, o céu produziu plantas e árvores as quais não murcham no outono nem no inverno. Ele disse: “Isto é uma indicação de que o Elemento Madeira está em ascensão, então nossa cor deve ser verde e nossos negócios devem estar identificados de acordo com os sinais da Madeira ...” . Poder-se-ia dizer que os filósofos da Escola Naturalista desenvolveram uma ciência primitiva natural e exerceram uma posição social respeitada, comparável aos cientistas modernos. Apesar da conotação política, a Teoria dos Cinco Elementos apresenta muitas facetas. Os Cinco Elementos representam cinco qualidades diferentes do fenômeno natural, cinco movimentos e cinco fases no ciclo das estações. Entre em contato conosco para maiores informações: mmnaturopatia@gmail.com

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